VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Judiciário investiga maus-tratos a animais em fazendas na Espanha

janeiro 30, 2024

Em 2018, a Animal Equality, em colaboração com o programa de televisão espanhol Salvados, investigou uma fazenda de porcos que fornece para uma empresa internacional de carne: El Pozo.

As descobertas foram chocantes, está documentado que os animais sofriam por semanas em consequência das condições cruéis a que eram submetidos, isto é uma grave violação das leis espanholas, razão pela qual os irmãos Carrasco, proprietários da fazenda investigada, estão sendo acusados ​​de quatorze crimes contra os animais.

Até o momento, destacou-se o depoimento de um perito judicial, concluindo que os maus-tratos aos animais ocorreram por omissão, uma vez que as hérnias e lesões que os porcos apresentavam não haviam recebido nenhum atendimento médico veterinário, causando dores que impediam qualquer tipo de repouso ou repouso.

Além disso, o inspetor veterinário que visitou a fazenda após a divulgação das imagens obtidas, disse que o número de animais que foram encontrados mortos dentro das instalações é mais que o dobro do esperado em uma fazenda, é importante lembrar que a taxa de mortalidade é uma das variantes que revelam a falta de bem-estar animal, pois está relacionada a doenças e lesões que podem ser causadas por diversos fatores.

A testemunha da equipe de Salvados disse que, apesar de ter entrado em muitas fazendas, nunca tinha visto ou cheirado nada parecido:

Havia porcos mortos por todo o lado, outros em péssimas condições e com malformações. O que mais me chamou a atenção quando saí foram os contêineres cheios de animais mortos e apodrecidos. “Nunca senti nada parecido em toda a minha vida.

Javier Moreno, cofundador da Animal Equality que também participou nesta investigação, foi convocado como testemunha e destacou que a maioria dos animais estavam doentes, o que representa um grave problema de saúde pública, além de torná-la a pior fazenda que já viu em sua vida, segundo sua declaração.

Apesar dos acusados tentarem se defender dizendo que aquela não é a sua fazenda, há provas que o indicam, as coordenadas coincidem completamente.

A pena pode chegar a 3 anos de prisão e 9 anos sem poder ter animais

Por se tratar de uma conduta contínua de maus-tratos a animais, o Ministério Público pede 18 meses de prisão e 4 anos sem poder ter nenhum animal, porém, a Igualdade Animal como acusação popular, exige a pena máxima prevista em lei para cada um dos 14 crimes documentados: 3 anos de prisão e 9 anos de proibição de posse de animais.

É imperativo que defendamos os animais nos tribunais. “Este caso não só constitui o maior escândalo de abuso agrícola na história de Espanha, mas também pode ser um marco e um exemplo na história da defesa legal contra a crueldade contra os animais.

Dulce Ramíez, vice-presidente da Animal Equality para a América Latina

O abuso de animais na Espanha não é diferente daqui no Brasil

Os porcos que sofreram neste caso de maus-tratos na Espanha poderiam facilmente ser um dos milhões de porcos nas fazendas do Brasil, onde já documentamos o que estes animais sofrem desde os primeiros dias de vida. Assista ao vídeo da nossa investigação em granjas e matadouros de porcos no Brasil.

Faça a sua parte para ajudar esses animais

Como consumidores, temos o poder de ajudar a acabar com este sofrimento. Uma maneira de fazer a diferença é considerar a substituição de carne, laticínios, ovos ou outros produtos de origem animal por alternativas à base de plantas.

Ao aderir ao movimento Love Veg e convidar seus amigos a fazerem o mesmo, podemos criar um mundo em que mais pessoas escolham a bondade em vez da crueldade.

Clique no botão abaixo e faça o download gratuito do nosso ebook de receitas veganas:


Últimas notícias
fevereiro 20, 2024

Entre julho e setembro de 2023, os investigadores da Animal Equality filmaram 19 fazendas de ovos em toda a Índia. Os investigadores documentaram: Quatro a oito galinhas confinadas em gaiolas não maiores que duas folhas de caderno, pisoteando umas às outras enquanto tentam procurar espaço.  Galinhas com patas machucadas, rachadas…
fevereiro 8, 2024

A Animal Equality tem a satisfação de anunciar o lançamento do seu Relatório de Impacto de 2023. Este documento oferece uma visão retrospectiva das ações realizadas ao longo do ano, destacando números significativos de animais impactados positivamente. Estamos empolgados em compartilhar os resultados de nossos esforços, que so foram possíveis…
janeiro 5, 2024

Em resposta ao posicionamento da ABPA, publicado na Revista Globo Rural, no dia 11 de dezembro de 2023, a Deputada Professora Luciene Cavalcante e representantes das organizações da sociedade civil Animal Equality, Fórum Nacional de Proteção de Defesa Animal e Proteção Animal Mundial, elaboraram…