Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Audiência pública pelo fim do abate de pintinhos e bezerros

Pintinhos e bezerros machos são descartados logo após o nascimento devido a questões puramente econômicas
julho 1, 2024
Audiência pública para debater o descarte de animais
Carla Lettieri em audiência pública sobre o descarte de animais

Na última sexta-feira (28), a pedido da Animal Equality Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) sediou audiência pública para discutir os projetos de lei 410/2023 e 210/2023, ambos de autoria do Deputado Estadual Carlos Giannazi (PSOL/SP). Foi o último evento antes do recesso parlamentar que vai de 01 a 31 de julho. O primeiro projeto visa proibir a prática de triturar pintinhos vivos na indústria de ovos, enquanto o segundo busca impedir a matança de bezerros machos na indústria do leite. 

Pintinhos machos e bezerros machos são frequentemente mortos logo após o nascimento devido a questões puramente econômicas, já que na produção de ovos e leite os machos são considerados inúteis por não produzirem esses produtos.

Durante a audiência, a Animal Equality, uma organização internacional de proteção animal, lançou o relatório “Alternativas ao Descarte de Pintinhos Machos”, disponível para download gratuito em nosso site. Segundo Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality Brasil, “após extensa pesquisa e análise de experiências internacionais, podemos afirmar com convicção que o Brasil está preparado para adotar medidas como a sexagem in ovo e banir práticas cruéis como a trituração de pintinhos. É crucial que empresas do setor alimentício e legisladores considerem estas alternativas que foram propostas em nosso relatório.”

POUPE AS FAMÍLIAS

Um pintinho reconhece a voz e traços de sua mãe logo após nascer. Você pode defender estes laços familiares quando opta por substituir ovos por alternativas à base de plantas.

“O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de ovos e leite, também precisamos assumir a liderança das boas práticas, assim como países da Europa já vem fazendo. A sexagem in ovo na produção de ovos e o sêmen sexado na indústria do leite, beneficia os animais e também os produtores, além de atender a demanda dos consumidores por produtos com maior nível de bem-estar animal “, destacou o Deputado Carlos Giannazi.

Além de Giannazi, a audiência contou com a presença da Deputada Federal Luciene Cavalcanti (PSOL/SP), que possui um projeto similar em discussão na esfera federal, e Vânia Nunes, Diretora Técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Ativistas e apoiadores da causa animal também estiveram presentes, demonstrando apoio às iniciativas legislativas em prol dos animais.

Diminuir ou eliminar o consumo de ovos é uma das maneiras mais efetivas de poupar os pintinhos de serem triturados. Você sabia que o Love Veg tem um ebook gratuito focado apenas em alternativas vegetais para ovos mexidos, pratos principais e até sobremesas? Acesse agora clicando aqui.


Últimas notícias
julho 29, 2025

A ação pressionou a Marriott International a cumprir compromisso de banir ovos de galinhas em gaiolas até 2025, foi cobrada transparência sobre os avanços da política assumida Realizamos na última semana uma ação impactante nas ruas de São Paulo, expondo a falta de compromisso da rede de hotéis de luxo…
julho 3, 2025

A Animal Equality realizou uma ação em frente ao restaurante Lés Présidents, em São Paulo, de propriedade do conhecido chef Erick Jacquin, contra a presença de foie gras no cardápio. A ação teve como objetivo informar o público sobre a crueldade envolvida na produção desse alimento. O foie gras, considerado…
julho 28, 2025

Na última quinta-feira, 26 de junho, a Animal Equality lançou oficialmente o relatório que analisa os impactos do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia sobre os animais explorados para consumo humano. O evento foi realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), uma das…