Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality participa do lançamento da Agenda Legislativa Animal em Brasília

maio 13, 2025 Atualizado: maio 14, 2025

Na última terça-feira, 6 de maio, a Animal Equality marcou presença no lançamento da Agenda Legislativa Animal 2025, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelas organizações Alianima e Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) e reuniu representantes da sociedade civil, parlamentares e ativistas engajados na construção de um futuro mais justo para os animais no Brasil.

A Agenda é uma iniciativa do Subgrupo de Direitos dos Animais da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), coordenado atualmente pelas organizações Alianima e Proteção Animal Mundial, com o apoio de outras 13 entidades de defesa dos animais, entre elas a própria Animal Equality. O documento reúne os 12 projetos de lei considerados mais críticos para a pauta animalista, entre os mais de 350 que tramitam atualmente no Congresso Nacional. São propostas que visam reverter impactos negativos, promover avanços concretos e fortalecer a proteção legal aos animais.

A Animal Equality defende especialmente três propostas prioritárias incluídas na Agenda:

  • PL 2387/2022 – Pelo fim do abate de equídeos (cavalos e jumentos);
  • PL 90/2020 – Pelo fim da alimentação forçada, prática cruel usada na produção de foie gras;
  • PL 5092/2023 – Pelo fim do confinamento extremo de animais

O lançamento contou com a presença e apoio de diversos parlamentares, incluindo a deputada federal Luciene Cavalcante, que reforçou a importância de uma legislação comprometida com os direitos dos animais.

Carla Lettieri, diretora executiva da Animal Equality Brasil, participou de uma das mesas do evento e destacou que “A aprovação desses PLs é um grande avanço da proteção animal no Brasil, mas não irá resolver todos os problemas. Precisamos continuar ressaltando os direitos desses animais de serem protegidos e respeitados.”

Carla também aproveitou o espaço para fazer um convite à reflexão sobre o papel de cada indivíduo na construção de um mundo mais compassivo:

“Eu deixo aqui um apelo, para que vocês considerem abraçar uma alimentação à base de plantas, para ajudar ainda mais os animais.”

A Agenda Legislativa Animal 2025 representa um marco no fortalecimento do diálogo entre a sociedade civil e o Congresso Nacional, e reforça o compromisso da Animal Equality em lutar por mudanças estruturais e conscientes em prol dos animais. Para acessá-la, clique aqui 

Confira a lista completa das organizações participantes:

Alianima, Animal Equality Brasil, FEBRACA – Federação Brasileira da Causa Animal, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Freeland, Humane World for Animals, Instituto Ampara Animal, Instituto Sea Shepherd Brasil, Mercy For Animals, Proteção Animal Mundial, Sinergia Animal, Sociedade Vegetariana Brasileira, The Donkey Sanctuary

Apoios:Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, GT Animal da Frente Parlamentar Ambientalista

CONHEÇA O LOVE VEG

Além do trabalho legislativo, a mudança para uma alimentação livre de crueldade animal também é importante. Comece agora. Clique no botão e baixe um ebook gratuito de receitas à base de plantas. 


Últimas notícias
agosto 19, 2025

A Animal Equality marcou presença em um evento estratégico com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para debater pautas relevantes para a COP30, destacando os impactos negativos do Acordo Mercosul–União Europeia. Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality Brasil, reforçou a importância de levar a discussão sobre o Acordo…
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.