Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality participa do lançamento da Agenda Legislativa Animal em Brasília

maio 13, 2025

Na última terça-feira, 6 de maio, a Animal Equality marcou presença no lançamento da Agenda Legislativa Animal 2025, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelas organizações Alianima e Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) e reuniu representantes da sociedade civil, parlamentares e ativistas engajados na construção de um futuro mais justo para os animais no Brasil.

A Agenda é uma iniciativa do Subgrupo de Direitos dos Animais da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), coordenado atualmente pelas organizações Alianima e Proteção Animal Mundial, com o apoio de outras 13 entidades de defesa dos animais, entre elas a própria Animal Equality. O documento reúne os 12 projetos de lei considerados mais críticos para a pauta animalista, entre os mais de 350 que tramitam atualmente no Congresso Nacional. São propostas que visam reverter impactos negativos, promover avanços concretos e fortalecer a proteção legal aos animais.

A Animal Equality defende especialmente três propostas prioritárias incluídas na Agenda:

  • PL 2387/2022 – Pelo fim do abate de equídeos (cavalos e jumentos);
  • PL 90/2020 – Pelo fim da alimentação forçada, prática cruel usada na produção de foie gras;
  • PL 5092/2023 – Pelo fim do confinamento extremo de animais

O lançamento contou com a presença e apoio de diversos parlamentares, incluindo a deputada federal Luciene Cavalcante, que reforçou a importância de uma legislação comprometida com os direitos dos animais.

Carla Lettieri, diretora executiva da Animal Equality Brasil, participou de uma das mesas do evento e destacou que “A aprovação desses PLs é um grande avanço da proteção animal no Brasil, mas não irá resolver todos os problemas. Precisamos continuar ressaltando os direitos desses animais de serem protegidos e respeitados.”

Carla também aproveitou o espaço para fazer um convite à reflexão sobre o papel de cada indivíduo na construção de um mundo mais compassivo:

“Eu deixo aqui um apelo, para que vocês considerem abraçar uma alimentação à base de plantas, para ajudar ainda mais os animais.”

A Agenda Legislativa Animal 2025 representa um marco no fortalecimento do diálogo entre a sociedade civil e o Congresso Nacional, e reforça o compromisso da Animal Equality em lutar por mudanças estruturais e conscientes em prol dos animais. Para acessá-la, clique aqui 

Confira a lista completa das organizações participantes:

Alianima, Animal Equality Brasil, FEBRACA – Federação Brasileira da Causa Animal, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Freeland, Humane World for Animals, Instituto Ampara Animal, Instituto Sea Shepherd Brasil, Mercy For Animals, Proteção Animal Mundial, Sinergia Animal, Sociedade Vegetariana Brasileira, The Donkey Sanctuary

Apoios:Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, GT Animal da Frente Parlamentar Ambientalista

CONHEÇA O LOVE VEG

Além do trabalho legislativo, a mudança para uma alimentação livre de crueldade animal também é importante. Comece agora. Clique no botão e baixe um ebook gratuito de receitas à base de plantas. 


Últimas notícias
maio 9, 2025

Delegação animal, a qual a Animal Equality integra, garante a inclusão de oito propostas em documento histórico da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que definirá as diretrizes ambientais do país nos próximos anos. A proteção animal deu um passo importante na agenda ambiental do país, ao ser oficialmente incorporada…
abril 15, 2025

A investigação mais recente da Animal Equality, com imagens de 2024 e 2025, expõe uma fazenda de suínos nos EUA ligada a grandes redes de supermercados. Imagens mostram porcas presos em gaiolas minúsculas, leitões mortos em pisos imundos e porcas realizando comportamentos repetitivos como sinal de estresse. Confinamento desencadeia…
abril 11, 2025

Durante dois dias, a Animal Equality liderou vários protestos impactantes na Holanda. Cada um deles tinha como alvo uma das maiores redes de supermercados do mundo por atrasar seus compromissos com os animais.