Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality lança campanha cobrando Bauducco e Forno de Minas por não cumprirem promessa de eliminar ovos de galinhas confinadas em gaiolas

maio 29, 2025
Ovo de galinha poedeira coberto de sangue
Ovo de granja coberto de sangue

Hoje, lançamos uma campanha de responsabilidade socioambiental, intitulada “Gaiolas lotadas e promessas vazias”, para cobrar ação e transparência das empresas Bauducco e Forno de Minas. Ambas as marcas prometeram, em 2018, eliminar os ovos de galinhas confinadas em gaiolas de suas cadeias de produção até 2025. No entanto, a poucos meses do prazo final, nenhuma das empresas forneceu atualizações satisfatórias sobre o andamento dessa transição.

Quando anunciaram suas políticas em 2018, ambas as empresas destacaram a importância da adoção de práticas mais responsáveis. Em seu comunicado, a Bauducco afirmou: “O Grupo Pandurata (…) a fim de reforçar sua responsabilidade e engajamento com práticas de melhor tratamento aos animais, oficializa seu compromisso em utilizar exclusivamente ovos de granjas certificadas com produção no sistema ‘cage free’, ou seja, com galinhas poedeiras criadas sem gaiolas”. Na mesma linha, a Forno de Minas também anunciou seu compromisso, e o CEO da empresa, Helder Mendonça, declarou: “ A Forno de Minas tem como um dos pilares a escolha de fornecedores certificados e confiáveis, que respeitem o bem-estar animal durante toda a cadeia produtiva”.

A Forno de Minas reportou publicamente um avanço de apenas 1% em sua cadeia de abastecimento com sistemas cage-free, através do EggLab, plataforma que monitora os compromissos de empresas no setor. Já a Bauducco não forneceu qualquer atualização sobre o cumprimento de sua promessa.

“A ausência total de resposta das empresas, diante de um prazo que se encerra em 2025, é preocupante e demonstra falta de transparência em relação a um tema que envolve o sofrimento de milhares de animais”, afirma Julia Almeida, gerente de relações corporativas da Animal Equality.

“Diante do silêncio das empresas e da relevância que seus compromissos têm para o setor e para os animais, decidimos tornar esse caso público, lançando a campanha. Quando marcas com grande visibilidade deixam de cumprir promessas públicas, o prejuízo recai sobre os animais e sobre a confiança dos consumidores”, destaca Isadora Lemes, gerente de campanhas da organização.

Compromissos precisam ser honrados

Ao cumprirem seus compromissos, Bauducco e Forno de Minas poderão reduzir  significativamente o sofrimento de mais de 3 milhões de galinhas anualmente. A Animal Equality pede que ambas se posicionem imediatamente, detalhando os avanços e próximos passos da transição para sistemas livres de gaiolas. 

Empresas como Barilla, Nissin, Casa Santa Luzia, BRF, M. Dias Branco e Liv Up já cumpriram suas promessas de transição para sistemas cage-free, demonstrando que a mudança é possível e urgente. Essas marcas não só reduziram o sofrimento animal, mas também fortaleceram a confiança dos consumidores, se alinhando a uma demanda crescente por práticas mais éticas e transparentes no mercado de alimentos.

O problema do confinamento em gaiolas

As galinhas criadas em gaiolas vivem em espaços extremamente reduzidos, sem possibilidade de expressar comportamentos naturais, como esticar as asas, ciscar ou caminhar. Segundo o Animal Welfare Footprint Project (AWFP), essa privação gera intenso sofrimento psicológico. 

Além disso, o estresse e a falta de mobilidade comprometem o sistema imunológico das aves, tornando-as mais vulneráveis a doenças e contaminações, como a salmonella. Para minimizar esses riscos, os produtores recorrem ao uso excessivo de antibióticos, o que contribui para a resistência antimicrobiana – um problema de saúde global.

Assine nossa petição e exija mudanças!

Assine a nossa petição agora e ajude a pressionar essas empresas a eliminar os ovos de galinhas confinadas em gaiolas de suas receitas até 2025. 

Por um futuro sem crueldade – Love Veg

Além de pressionar empresas, é fundamental repensar nossos hábitos de consumo. Reduzir ou eliminar o consumo de produtos de origem animal, como ovos, leite e carne, é uma forma poderosa de proteger os animais. Conheça o Love Veg, da Animal Equality, e descubra receitas e dicas para uma alimentação compassiva.


Últimas notícias
setembro 8, 2025

A Animal Equality lançou uma campanha contra a Ahold Delhaize — gigante varejista belga-holandesa — após a empresa quebrar sua política livre de gaiolas. Apesar de afirmar publicamente apoiar o bem-estar animal, a empresa adiou suas metas e não apresentou progressos significativos em relação às promessas feitas.  Veja onde já…
setembro 4, 2025

A organização apresentou uma denúncia administrativa ao Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina com provas recolhidas em dois matadouros de Buenos Aires. A organização internacional Animal Equality documentou e expôs práticas cruéis cometidas pela indústria pecuária em matadouros de vacas e porcos na Argentina, especificamente nos frigoríficos…
agosto 27, 2025

A Animal Equality participou de uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, que homenageou o trabalho de protetores de animais em todo o Brasil. O evento, organizado pela deputada Professora Luciene Cavalcante (PSOL), reuniu autoridades, ativistas e organizações que atuam pela causa animal, reforçando a importância da mobilização…