4 fatos que você não sabia sobre as galinhas


A maioria das pessoas, principalmente aquelas que vivem nos grandes centros urbanos, sabem muito pouco ou nada sobre os animais que são explorados para consumo humano em fazendas e granjas industriais. Se você é uma dessas pessoas, tenho certeza que os fatos abaixo sobre as galinhas vão te surpreender.

Inteligente e sociáveis

Estudos mostraram que galinhas são capazes de resolver problemas e, diferentemente das crianças, compreendem a permanência dos objetos (entendem que os objetos retirados da vista continuam a existir). 

Vida em sociedade e comunicação

As galinhas poedeiras empregam uma hierarquia social, são caracterizadas por cerca de 30 vocalizações diversificadas e reconhecem facilmente seu grupo social. Suas atividades para sobrevivência incluem mexer na terra em busca de comida, tomar banho de poeira, bater as asas, caminhar e descansar. 

Ninhos são uma necessidade, não um luxo

As galinhas também possuem um forte desejo de fazer ninhos (aninhamento) para chocar os ovos e acolher seus filhotes, denominado na biologia como comportamento de cuidado parental. Uma galinha cuida de seus ovos no ninho, virando-os cinco vezes por hora. 

Demonstram sentimentos

Relatos também mostram que pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com animais de produção como as galinhas comentam que esses animais são afetuosos e parecem ter suas próprias personalidades. 

Todavia, as práticas aplicadas nas granjas industriais não dão às galinhas a oportunidade de se comportar de acordo com a sua natureza. Muito pelo contrário, em cerca de 95% das granjas de ovos no Brasil, a realidade é extremamente cruel. O confinamento de galinhas em gaiolas ainda é uma realidade muito triste e que tem consequências não apenas físicas, como psicológicas. Já imaginou ficar a vida toda em confinamento, em condições extremamente insalubres, como na imagem abaixo? 

Quer ajudar a mudar esse cenário? Inscreva-se em http://protetoresdeanimais.org.br/ e, por meio de ações fáceis e rápidas, peça por políticas e leis de proteção aos animais. 

Você também pode colaborar das seguintes formas: 

Texto realizado em parceria com as voluntárias Camila Perussi e Fernanda Sartori Mendes. 

<< Post anterior Próxima Post >>

Mais populares

February 14, 2018

Se você está buscando informações sobre veganismo ou tentando fazer a transição, esse post é para você! Os documentários abaixo mostram o veganismo em vários contextos — alguns ressaltam seus benefícios para a saúde, enquanto outros mostram a crueldade animal e os problemas ambientais causados pela indústria da carne. São…
December 10, 2018

A ciência já provou que eles são capazes de sentir, pensar e perceber. Agora ativistas lutam para que a lei reconheça que eles têm direitos assim como nós Por Nyle Ferrari Manifestação da Animal Equality em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Animais (Fotografia: Paula Jacob) Depois de serem transportados…
March 19, 2020

Algumas das graves ameaças à saúde pública dos últimos 20 anos foram consequências diretas do consumo de carne e produtos de origem animal, por exemplo: O caso da carne bovina com hormônios Em 1988, um grande caso explodiu porque a carne bovina dos EUA continha hormônios esteróides, normalmente utilizados ​​em…