VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.

A gripe aviária tem levado à morte milhões de aves


Até o final do ano de 2022, mais de 48 milhões de aves morreram no Reino Unido e na União Europeia, como resultado do maior surto de gripe aviária já registrado. Apenas nos EUA, mais de 47 milhões de aves já morreram em decorrência desta doença. A Ásia também está na lista dos continentes que têm enfrentado a gripe aviária. 

Os primeiros meses de 2023 foram marcados pela continuação da explosão de surtos nesses continentes, e o mais alarmante: a disseminação da doença para os países que até então estavam livres da gripe aviária, como é o caso dos países da America do Sul.

Gripe Aviária no Brasil

Até então, os surtos estavam se concentrando no hemisfério Norte, mas agora já se tornaram realidade na América do Sul, com vários países vizinhos registrando casos em seus territórios. Diante da situação, a Associação Brasileira de Proteína Animal emitiu um alerta aos avicultores brasileiros. 

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) publicou no dia 13 de setembro, um alerta sobre risco de introdução e propagação de gripe aviária de alta patogenicidade nas Américas do Sul e Central. O documento já recomendava que os países dessas regiões estivessem em alerta máximo para mortalidade de aves silvestres ou mortalidade incomum. A gripe aviária acomete diferentes espécies de aves, incluindo aves silvestres e também frangos e galinhas que são criados em fazendas industriais. 

Gripe aviária e os sintomas nas aves

O vírus da gripe aviária de baixa patogenicidade pode causar uma doença leve, muitas vezes passando despercebida e sem sintomas. Já o vírus da gripe aviária de alta patogenicidade causa doenças graves em aves que podem se espalhar rapidamente, resultando em altas taxas de mortalidade.

Os sintomas mais comuns em galinhas e frangos são: tosse, espirros, muco nasal, hemorragias nas pernas e as vezes nos músculos, inchaço nas juntas das perna; inchaço da crista e barbela, com cor roxa-azulada ou vermelho escuro, falta de coordenação motora (sintomas nervosos), diarreia e desidratação. O principal sintoma da doença causada por subtipos de vírus altamente patogênicos é a morte súbita, podendo ser superior a 60% e em alguns casos 100% das aves da fazenda morrem. Quando as aves não morrem em decorrência da doença, elas são sacrificadas para conter a disseminação da doença. Todos os métodos de sacrifício utilizados pelas granjas podem levar as aves a angústia e sofrimento. 

Gripe aviária em humanos

A maioria dos vírus da gripe que circulam nas aves não infectam o ser humano. No entanto, algumas cepas* têm a capacidade de infectar humanos, representando uma ameaça à saúde pública. O principal fator de risco é a exposição direta ou indireta a animais infectados ou ambientes e superfícies contaminadas por fezes.

*O agrupamento viral é denominado cepa quando uma mutação altera pelo menos uma das suas características

Galinhas e frangos são inteligentes 

Frangos e galinhas são animais extremamente inteligentes. Eles entendem o conceito de números e podem executar aritmética simples; demonstram autocontrole; capacidade de planejar com antecedência; demonstram sinais de empatia quando outras aves estão em perigo; possuem um avançado sistema de comunicação. Clique aqui para ler um estudo científico que fala dessas e de outras capacidades intelectuais e emocionais dos frangos.

As precárias condições que frangos e galinhas são criados em fazendas industriais

Toda essa capacidade cognitiva, emocional e intelectual dessas aves tem sido ignorada pela indústria da exploração animal. Galinhas são forçadas a viverem a vida inteira dentro de gaiolas onde não conseguem nem ao menos abrir as asas e caminhar poucos passos. Frangos vivem em ambientes superlotados, que nunca são limpos, isso significa dizer que eles passam suas vidas sobre as suas próprias excretas, o que gera feridas pelo corpo devido a queimaduras pela amônia presente nas excretas. Esses são apenas alguns exemplos do que esses animais enfrentam e sofrem nas granjas. 

Assista aos nossos vídeos abaixo para ter uma dimensão de como esses animais são criados em fazendas industriais:

https://www.youtube.com/watch?v=-DcaM2tSi_0&t=25s

https://www.youtube.com/watch?v=m0Ta6iVf8Bk&t=29s

A MELHOR FORMA DE AJUDAR OS ANIMAIS

Todo sistema produtivo que explora os animais, os coloca em risco de se infectar com uma grande variedade de doenças, entre elas a gripe aviária. As granjas são ambientes superlotados, sujos e com muitos animais estressados e com a imunidade baixa, ou seja, um prato cheio para as bactérias e vírus.

Não consumir ovos é uma forma de se opor a esse sistema que gera o sofrimento, adoecimento e morte de milhares de aves. Por isso, experimente reduzir ou eliminar o consumo de ovos.

Baixe gratuitamente o nosso ebook com 14 receitas veganas:


Mais populares