VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Primeiro compromisso da América Latina para acabar com o descarte de pintinhos machos

agosto 15, 2022 Updated: setembro 8, 2022

Após negociações com a Animal Equality, a Mantiqueira – maior produtora de ovos da América do Sul – se tornou a primeira empresa latinoamericana a se comprometer a comprar pintainhas apenas de incubatórios que não realizarem o descarte de pintinhos machos.

A empresa passará a comprar pintainhas apenas de fornecedores que realizem a sexagem in-ovo, assim que esta tecnologia for comercialmente disponível, aplicável e economicamente sustentável no Brasil. O compromisso pode ser consultado no blog da Mantiqueira.

Entenda o problema

Todos os anos, 84 milhões de pintinhos machos de um dia de vida são descartados vivos no Brasil, de acordo com a Embrapa. Isso acontece porque como os machos não põem ovos e também não são atrativos para indústria de frango usado pela carne, por não terem o mesmo desempenho e ganho de peso das linhagens que foram desenvolvidas para essa finalidade. Desta forma, esses animais são descartados, logo após saírem dos ovos, por não terem utilidade no sistema de produção de ovos e de carne. 

“Esses animais são submetidos a intensa dor e sofrimento e este é um grande problema ético e ambiental.”

Carla Lettieri, Diretora Executiva, Animal Equality Brasil

Por conta da magnitude deste problema que diversos países vêm enfrentando, a Alemanha liderou a corrida para proibir o descarte de pintinhos machos. Em janeiro de 2022 entrou em vigor no país uma lei que proíbe a prática. Até 2024, empresas e produtores devem se adequar à nova lei para que após esta data a sexagem seja feita até o sétimo dia de incubação, data que existe um consenso científico de que o embrião não sente dor. Além disso, outros países como, a Áustria, França e Itália estão trabalhando para banir a prática por meio de legislações. 

“Se depender da Mantiqueira Brasil, nosso país será o próximo a pôr fim a essa prática.” afirma Leandro Pinto, fundador da Mantiqueira Brasil. A Mantiqueira também afirmou que irá apoiar quaisquer iniciativas do governo brasileiro que visem eliminar o sacrifício de pintinhos machos e se comprometeu a comprar de empresas que desenvolvam tecnologias de sexagem e buscam acabar com essa prática no país.

O que é sexagem in-ovo?

A tecnologia citada é chamada de sexagem in-ovo e já está comercialmente disponível em alguns países da Europa, mas ainda não chegou ao Brasil. Ela é capaz de identificar o sexo do embrião ainda no ovo. Dessa forma, os ovos de embriões machos são removidos do processo de incubação e, assim, não geram os animais do sexo masculino, pondo fim à necessidade do descarte. Esta é a melhor forma de resolver o problema, não apenas do ponto de vista do bem-estar animal, mas também para reduzir o impacto ambiental. De acordo com estimativa feita pela Animal Equality Brasil, baseados no estudo de Brás (2017) , anualmente são descartadas 4.331 toneladas. 

Não existem informações precisas sobre a destinação do descarte, mas é possível que grande parte tenha como destino os aterros sanitários e não recebam uma destinação adequada, podendo contaminar solo, água e ar, além de serem uma potencial fonte de contaminação microbiológica. Com o uso da tecnologia de sexagem in-ovo, esse “descarte” não será mais necessário para a indústria, evitando a dor que esses animais sentem ao serem desprezados vivos no seu primeiro dia de vida.


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…