VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Nossas ações para barrar o PL do Autocontrole

agosto 9, 2022

O Projeto de Lei (PL) do Autocontrole visa transferir uma importante responsabilidade do Estado, que é a fiscalização dos alimentos, para o setor privado. O PL propõe que as empresas sejam responsáveis por contratar seus próprios fiscais ou invés de serem obrigatoriamente fiscalizadas por fiscais governamentais. Caso você ainda não esteja familiarizado com o que é o PL do Autocontrole e quais são os riscos para os animais, para o meio ambiente e para a saúde da população, você pode ler mais detalhes clicando aqui.  

Histórico das ações para impedir a aprovação do PL do Autocontrole

O nosso trabalho iniciou há muito meses quando começamos a monitorar o PL do Autocontrole e planejamos uma investigação para mostrar os riscos da aprovação desse PL. Este é um projeto que vem tramitando em tempo recorde no Congresso Nacional e o setor mais interessado na aprovação é a indústria da carne. Pois se aprovado, deixará de ser obrigatória a inspeção permanente nos abatedouros, isso significa que os fiscais governamentais não estarão presentes no momento do abate para garantir que os padrões de bem-estar animal sejam respeitados. Isso é muito preocupante, pois como nossa última investigação revelou, na ausência dos fiscais governamentais os animais são submetidos ao mais alto nível de dor e sofrimento, como por exemplo, os funcionários não respeitam os procedimentos para um atordoamento correto, deixando que os animais estejam conscientes no momento da morte. E o pior, nossos investigadores documentaram animais tendo sua pele e patas arrancadas enquanto ainda estavam vivos. Além das várias outras situações de maus-tratos, também mostramos que na ausência dos fiscais governamentais o controle higiênico-sanitário é precário, com situações onde a carne se encontrava no chão contaminado, inclusive com fezes de animais. 

Nossa investigação foi lançada no dia 22 de junho, um dia antes da votação e aprovação do PL pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. Até então, o projeto seguiria para sanção do presidente Bolsonaro e a indústria da carne comemorava a vitória. Porém, houve uma  intensa mobilização por parte da população e de dezenas de organizações, com isso, 16 senadores apresentaram um requerimento para que o PL fosse votado em sessão plenária. Isso nos fez ganhar tempo para continuar alertando a sociedade sobre os riscos desse PL. 

A Animal Equality se uniu a mais de 40 entidades em um movimento contra o PL do Autocontrole, entre elas, ONGs e associações de proteção dos animais, proteção ambiental, direito do consumidor, defesa da saúde pública e aos fiscais governamentais, que também são contra o PL. Os próprios fiscais, que são quem mais entende de fiscalização, estão há meses alertando que o PL do Autocontrole poderá trazer imensos prejuízos aos animais, à saúde da população e ao meio ambiente. 

Ao longo dos meses de junho e julho, juntamente com essas outras entidades, trabalhamos incansavelmente junto à população para conscientizá-la dos riscos desse PL, pois entendemos que a população precisa se manifestar contra o PL para que os senadores percebam que um projeto que irá beneficiar apenas as grandes indústria do agronegócio não pode ser aprovado em detrimento da saúde da população e do bem-estar dos animais. 

Nossos apoiadores e voluntários têm sido fundamentais nessa mobilização, pois eles estão a todo momento debatendo o tema nas redes sociais e pedindo aos senadores que votem contra o projeto. As pessoas que estão envolvidas nessas ações online entendem que precisam lutar pelos nosso direito à saúde e também pelos direitos daqueles que não se defendem sozinhos: os animais.  

Outro importante trabalho que estamos realizando é junto aos senadores, alertando sobre os riscos do PL e pedindo um debate mais amplo sobre o tema. Afinal, até o momento apenas setores do agronegócio haviam sido ouvidos. Organizações de proteção animal, ambiental, de saúde pública e de defesa do consumidor não tinham tido a oportunidade de participar dos debates.  

Mas agora temos uma excelente notícia e que mostra a força da nossa mobilização. O senador Paulo Rocha apresentou no dia 13/07 um requerimento para a realização de sessões temáticas propondo debates com a participação de 10 entidades que defendem os direitos dos animais, do consumidor, entre outras. Para que a sessão ocorra, a primeira etapa era conseguir a assinatura de 27 senadores apoiando o requerimento do senador Paulo Rocha e a excelente notícia é que nós conseguimos. Agora, com o alcance do apoio necessário, o requerimento do senador vai a plenário para votação das sessões de debate. Então, vamos trabalhar para que essa votação seja favorável ao debate mais aprofundado sobre o PL do Autocontrole. 

Desde que começamos essa mobilização, nossas ações já foram noticiadas em mais de 40 reportagens nacionais e internacionais. O que no dia 23 de junho parecia ter sido o fim, com a aprovação – que até o momento parecia ser definitiva – do PL do Autocontrole pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, agora estamos confiantes de que após tanta mobilização temos grandes chances de barrar definitivamente esse projeto de lei. 

Entretanto, ainda temos muito trabalho pela frente e precisamos continuar nos manifestando contra o PL do autocontrole. 

Quer saber como ajudar a barrar o PL do Autocontrole? 

Em nossas redes sociais, para nosso time de voluntários – Protetores de Animais, e para os assinantes da nossa newsletter, nós estamos enviando ações simples e que podem ser realizadas pelo celular ou computador. Caso você não nos acompanhe por esses canais, clique nos links abaixo. Neste momento, a melhor forma de colaborar é assinando nossa petição e se manifestando nas redes sociais, inclusive nas dos senadores.

Juntos vamos construir um mundo melhor para os animais!


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…