Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Xuxa narra investigação da Animal Equality sobre matadouros clandestinos

março 1, 2023 Atualizado: março 2, 2023

A Xuxa, reconhecida como rainha dos baixos no Brasil e em vários outros países, vem se tornando uma voz ativa na defesa dos animais

Por ser uma figura pública que se alinha à missão da Animal Equality, a apresentadora recebeu o nosso convite para narrar a nossa mais recente investigação secreta sobre um abatedouro clandestino

Xuxa já havia participado do nosso Projeto IAnimal, em 2018, quando protagonizou narração para promover a conscientização sobre a realidade dos animais criados para consumo humano. Agora o esperado é que com a sua visibilidade, muitas pessoas tomem conhecimento sobre os abates clandestinos e se inspirem a reduzir ou eliminar o consumo de carne. 

Eu aceitei o convite porque acredito que a única forma de proteger os animais é divulgando a crueldade a que eles são submetidos em todas as etapas da produção de alimentos de origem animal. Se as pessoas entenderem que ao comerem carne, além de promoverem a crueldade contra os animais, elas também expõem sua saúde e das pessoas que amam ao risco de doenças, talvez elas possam parar de consumir carne também.

Xuxa – Apresentadora e Ativista pelos Animais

Sobre a investigação

O que nossos investigadores secretos encontraram não é uma exceção. Infelizmente, o abate clandestino é muito comum e ocorre em várias cidades do Brasil. A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) atualmente não possui uma estimativa sobre o número de abates clandestinos no Brasil, mas já estimou que atingia 50% em algumas regiões do país devido à falta de fiscalização. Especialistas do setor também apontam para uma clandestinidade entre 30% e 50%. Desta forma, é possível que metade da carne bovina consumida pelos brasileiros venha de matadouros ilegais, como este que investigamos. Isso representa um enorme risco para a saúde do consumidor, que pode contrair inúmeras doenças ao ingerir esse tipo de carne. Já para os animais, representa uma morte cruel e dolorosa, como pode ser visto pelas imagens que registramos.

Nossa investigação revelou animais recebendo marretadas na cabeça e sendo perfurados por arpões enquanto ainda estavam vivos e conscientes. O local de abate era completamente irregular, não atendendo os requisitos higiênico-sanitários para operar. Queremos mostrar a sociedade e principalmente às autoridades a gravidade desse problema, que já é antigo no Brasil e invisibilizado.

Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil

Os consumidores que ingerem a carne de animais abatidos nestes locais estão sujeitos a inúmeras zoonoses – doenças transmitidas de animais para seres humanos. A toxinfecção alimentar, infecção adquirida por meio do consumo de alimentos contaminados por bactérias ou toxinas, pode levar o consumidor à morte. Outras doenças relacionadas ao abate clandestino são a tuberculose, brucelose e cisticercose. 

As imagens são fortes, mas elas precisam ser divulgadas, pois se a população não souber que esse tipo de crime está acontecendo em várias cidades do Brasil, as autoridades não serão cobradas para que se intensifique a fiscalização e isso seja coibido. 

Ajude os animais

Assine nossa petição e envie para todos os seus conhecidos. As petições são uma excelente forma de mostrar às autoridades que queremos urgentemente o fim desse crime.

Outra forma de ajudar os animais é contribuindo financeiramente com o nosso trabalho. Juntos podemos construir um mundo melhor para os animais.

Mas não temos dúvida de que a melhor forma de ajudar os animais é os mantendo fora dos nossos pratos. Experimente reduzir ou eliminar o consumo de carne e para isso você pode se inspirar nos pratos selecionados pelo Love Veg em seu eBook gratuito com 14 receitas deliciosas. Clique no botão abaixo para baixar o eBook.


Últimas notícias
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 1, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…
julho 29, 2025

A ação pressionou a Marriott International a cumprir compromisso de banir ovos de galinhas em gaiolas até 2025, foi cobrada transparência sobre os avanços da política assumida Realizamos na última semana uma ação impactante nas ruas de São Paulo, expondo a falta de compromisso da rede de hotéis de luxo…