Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Organizações de proteção animal pedem ao Conselho Federal de Medicina Veterinária o esclarecimento sobre métodos de eliminação de aves em caso de gripe aviária

maio 29, 2023

Na última semana, a Animal Equality, juntamente com outras organizações de proteção animal, especialistas em bem-estar animal e em direito animal, enviaram carta ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) solicitando que o CFMV, em conjunto com a Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, divulgue de maneira clara e objetiva quais serão os métodos mais humanitários e cientificamente comprovados a serem utilizados para a eliminação (sacrifício) de aves em caso de surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), também chamada de gripe aviária. 

As organizações e os especialistas alegam que a Resolução Nº 1.509, de 15 de março de 2023 – que determina a utilização de métodos e procedimentos indicados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a eliminação de aves em caso de surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) – possui limitações, que podem colocar as aves em situações onde ocorra violação do bem-estar dos animais e os sujeitem a experiências de dor, sofrimento e angústia. Em trecho da carta, os assinantes destacam que o ” Plano de Contingência não especifica quais são os métodos considerados mais humanitários e eficazes para a eliminação de aves em situações de emergência sanitária, o que pode gerar dúvidas e insegurança entre os profissionais envolvidos no processo, assim como situações de maus-tratos e crueldade contra os animais”.

O atual surto de gripe aviária, que vem se espalhando por vários países e está sendo considerado o pior surto da doença desde que o vírus foi identificado pela primeira vez. O Brasil já confirmou casos da doença em aves silvestres e, infelizmente, a expectativa é que nas próximas semanas tenha a confirmação também em granjas comerciais. Por isso, o Governo já decretou o estado de emergência zoosanitária em todo o país. 

Para saber mais sobre os impactos da gripe aviária em outros países e a ameaça que essa doença representa para os animais, clique aqui.

A Organização Mundial para Saúde Animal estima que, desde outubro de 2021, 42 milhões de aves tenham sido infectadas. Para conter a disseminação da doença quando se detecta a presença do vírus em uma granja é necessário eliminar todas as aves. Neste cenário, existe uma enorme preocupação em relação à chegada da doença no Brasil, que é o terceiro maior produtor e o maior exportador de carne de frango; com cerca de sete bilhões de frangos abatidos por ano. O rebanho de aves criadas para produção de ovos também é significativo, contando com mais de 115 milhões de galinhas. 

Para Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality, uma das organizações que assinaram a carta, “não podemos aceitar que milhões de aves sejam enterradas vivas ou mortas por métodos cruéis. Nós, como organizações da sociedade civil, temos o dever de cobrar que o MAPA, o CFMV e outros órgãos competentes garantam que os métodos sejam éticos, sigam critérios científicos, e que os animais não sejam submetidos a métodos cruéis. A Constituição Federal do Brasil veda práticas de crueldade contra os animais e mesmo diante de riscos sanitários é preciso planejamento para que a contenção da doença não infrinja aos animais sofrimento que pode ser evitado”. 

Em março, o Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal esteve presente no CFMV para debater o assunto diretamente com o presidente do conselho e, na ocasião, protocolaram um ofício. Vania Nunes, Médica Veterinária e Diretora Técnica do Fórum, informou que “estamos nos posicionando contra a falta de transparência de quais seriam as metodologias aceitas. O CFMV deve cobrar do Ministério da Agricultura um método adequado que garanta os princípios mínimos de bem-estar animal e medidas de segurança para os trabalhadores. Outro ponto que merece atenção é a destinação dos cadáveres dos animais,  é necessário um protocolo rigoroso e bem definido, por se tratar de uma doença de alta contagiosidade”. 

Além da Animal Equality e do Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal, a Humane Society International, Alianima e Sinergia Animal também assinaram a carta e aguardam posicionamento do CFMV e da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA. 

VOCÊ PODE AJUDAR OS ANIMAIS TODOS OS DIAS

Escolhendo uma alimentação compassiva com os animais e baseada em vegetais, você não financia essa indústria que tanto explora os animais. Para te ajudar nessa transição, criamos um ebook com deliciosas receitas, baixe agora clicando no botão abaixo:


Últimas notícias
agosto 25, 2025

Na última semana, pedimos oficialmente que o Programa MasterChef elimine o foie gras de suas competições no país. A carta foi enviada à CEO, Nani Freitas, e ao Vice-Presidente de Conteúdo e Criação, Allan Lico, da Endemol Shine, produtora responsável pelo programa MasterChef Brasil.  Reforçamos o pedido em suas redes…
agosto 19, 2025

A Animal Equality marcou presença em um evento estratégico com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para debater pautas relevantes para a COP30, destacando os impactos negativos do Acordo Mercosul–União Europeia. Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality Brasil, reforçou a importância de levar a discussão sobre o Acordo…
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…