VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.

Efeito borboleta


Em nossos últimos textos aqui no blog e em nossa campanha sobre o desmatamento e queimadas no Pantanal e Cerrado, nós explicamos que o que está acontecendo no Brasil pode impactar o mundo inteiro. 

Nossas florestas são incendiadas constantemente para dar lugar ao cultivo de soja, que será usada na alimentação de animais em fazendas, ou a áreas de pastagem para bovinos. Atualmente, a criação de animais para consumo humano é apontada como um dos maiores problemas globais, pois está relacionada ao sofrimento de bilhões de animais e a destruição de importantes biomas. Os incêndios criminosos e recorrentes no Mato Grosso e em outros estados brasileiros afetam a todos os seres humanos do planeta, sem exceção. E eles nos preocupam tanto pelas causas, quanto pelas consequências.

Primeira foto mostra bois em uma área do pantanal que foi desmatada e queimada para abrir espaço para pastagem. Segunda foto mostra um brigadista apagando um foco de incêndio próximo a região da primeira foto. O desmatamento e os incêndios em florestas brasileiras estão contribuindo para o aquecimento global que já está afetando pessoas em todo o mundo.

Se o desmatamento continuar nesse ritmo, em alguns anos não teremos mais as áreas verdes capazes de absorver gases de efeito estufa que as atividades humanas emitem. Os gases de efeito estufa afetam diretamente o aquecimento global, que se aproxima, preocupantemente, do limite máximo de 1,5 ° estabelecido por especialistas em mudanças climáticas.

No entanto, no meio dessas previsões catastróficas ainda existe esperança, uma forma de mudar esse cenário. Para isso, primeiramente precisamos perceber que temos o poder de fazer algo concreto para mudar o curso da história e o destino de bilhões de animais.

Você já ouviu falar do efeito borboleta?

De acordo com esse princípio, o bater das asas de uma borboleta pode causar um furacão do outro lado do mundo. Ele contempla a ideia de que pequenas variações nas condições iniciais produzem grandes variações no comportamento de longo prazo de um sistema inteiro.

Uma única ação pode, portanto, determinar o futuro de uma maneira imprevisível: um simples movimento de moléculas de ar gerado pelo bater das asas de um inseto pode causar uma cadeia de movimentos de outras moléculas até desencadear um furacão, talvez a milhares de quilômetros de distância.

Simplificando, a metáfora da borboleta nos diz que as escolhas individuais de cada um têm um peso na sociedade, e  que um evento aparentemente insignificante pode, na verdade, ser decisivo para o destino de muitos indivíduos.

Com este conceito em mente, nós temos dois caminhos pela frente. Podemos decidir não fazer nada, que, aparentemente, é o caminho mais simples, mas que irá contribuir para que os eventos sigam seu curso e para que todos arquem com as consequências no futuro. A outra opção é nos juntarmos e realizarmos uma pequena ação como uma borboleta.

Assim como a borboleta, que é minúscula, mas pode influenciar o mundo com um movimento aparentemente insignificante, você também tem um enorme poder em um pequeno gesto para fazer a diferença para os animais e para o planeta.

Nós da Animal Equality temos uma corajosa equipe de investigação, mas sem o apoio financeiro dos nossos doadores, os investigadores não têm recursos para desmascarar a indústria de produção animal. 

É por isso que pedimos mais uma vez que todas as pessoas que acreditam que o trabalho da Animal Equality é importante nos apoiem com uma doação, para garantir que nossas batidas das asas sejam mais poderosas do que qualquer indústria.

Obrigada por apoiar o nosso trabalho através de doações e compartilhando nossos conteúdos, juntos vamos tornar o mundo um lugar mais justo para os animais!


Mais populares