VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.

PINTINHOS MACHOS SÃO TRITURADOS VIVOS NO BRASIL


Poucas pessoas têm conhecimento do massacre que acontece todos os dias na indústria de ovos. O primeiro passo para lutar por essa causa é entender porque essas práticas extremamente cruéis continuam acontecendo, por mais que para nós seja óbvio o quão incabíveis e absurdas elas são. Por isso, escrevemos textos educativos e divulgamos imagens para que você esteja sempre se informando sobre o que acontece nos bastidores das fazendas e granjas industriais. Este ano lançaremos muitas campanhas e precisamos que você nos ajude a agir e compartilhar com outras pessoas sobre a importância das pautas que defendemos. 

POR QUE OS PINTINHOS SÃO TRITURADOS?

Pintinhos machos nascidos na indústria de ovos são considerados inúteis porque não conseguem botar ovos. A raça deles é diferente da de frangos usados para carne, então eles também não são úteis para a indústria da carne. Como resultado, os pintinhos são normalmente jogados vivos em enormes trituradores, jogados em sacos plásticos para serem sufocados ou esmagados até a morte.

O QUE OS PINTINHOS SENTEM AO SEREM TRITURADOS? 

Assim que saem dos ovos, os pintinhos já possuem capacidade sensorial de perceber o ambiente em que estão, ou seja, são capazes de entender o que acontece ao seu entorno. Então, logo no início da vida eles já passam por um sofrimento psicológico. Depois, principalmente se o triturador não estiver com a manutenção em dia, os pintinhos ainda sofrem com dor física se não morrerem imediatamente, isso quer dizer que alguns animais ficam agonizando com os ferimentos da lâmina até de fato morrerem.

COMO EVITAR A MORTE DOS PINTINHOS MACHOS? 

Países como França, Espanha e Itália, estão trabalhando na implementação de uma tecnologia que permite detectar o sexo do pintinho antes do ovo eclodir e, ou seja, antes do pintinho nascer. Com essa nova tecnologia que é chamada de sexagem in-ovo, os ovos dos pintinhos machos podem ser destruídos antes que o animal tenha a capacidade de sentir dor ou emoções. O uso desta tecnologia evita que pintos machos sejam trazidos ao mundo para serem triturados, esmagados ou mortos por asfixia nas primeiras horas de vida, por não serem considerados lucrativos. Essa prática, que também é chamada de descarte, infelizmente, ainda é padrão na indústria de ovos no Brasil.

AVANÇOS INTERNACIONAIS

Logo após a França anunciar a proibição da trituração de pintos machos a partir de 2021, a Animal Equality na Espanha (Igualdad Animal) se reuniu com autoridades agrícolas espanholas no começo de 2020, que confirmaram que o país também está perto de anunciar uma proibição semelhante. Durante conversas com o Diretor Geral de Produção Agrícola e Mercados da Espanha, obtivemos a confirmação de que os funcionários estão trabalhando com os quatro maiores incubatórios de pintinhos do país, que haviam sido investigados pela Animal Equality, para acabar com o cruel abate em massa de pintos machos pela indústria de ovos. Se aprovada, essa decisão evitará que 35 milhões de filhotes por ano sejam mortos logo após o nascimento.

Após a nossa equipe lançar uma campanha de conscientização na Itália, a Assoavi, associação comercial que representa os principais produtores de ovos do país, se comprometeu a trabalhar para eliminar a rotina de descarte em massa de pintos machos na indústria de ovos. Este compromisso histórico de uma associação tão representativa como a Assoavi terá um impacto concreto na vida de milhões de animais e não poderia ter sido possível sem o trabalho incansável da equipe de Responsabilidade Social Corporativa da Animal Equality Italia, consumidores e ativistas em todo o país. Aproximadamente 25 milhões de pintinhos podem ser salvos anualmente com esse compromisso.  

“A decisão da Assoavi de favorecer a introdução da sexagem in-ovo representa um momento verdadeiramente histórico para os animais criados para alimentação e, em particular, para os pintos machos, que sofrem uma das injustiças mais chocantes.”- Alice Trombetta, Diretora da Animal Equality Italia.

A Animal Equality colaborou com a Assoavi para solicitar que o governo italiano promova publicamente o uso de tecnologia de sexagem in-ovo para todas as fazendas de ovos do país e apoie empresas e associações comerciais que se declarem publicamente a favor da introdução dessas tecnologias. 

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Se implementada, a sexagem in-ovo será um grande passo na direção certa. No entanto, as aves na indústria de ovos ainda vivem vidas miseráveis ​​do momento que nascem até o momento do abate. Mesmo em granjas sem gaiolas, as galinhas costumam ser alojadas em galpões enormes e imundos com milhares de outras aves, o que lhes nega muito do que  uma galinha precisa para ser feliz. 

A Animal Equality é uma organização internacional que trabalha com a sociedade, governo e empresas para acabar com a crueldade contra animais criados para alimentação. 

Se você simpatiza com a nossa causa, existem 3 formas super fáceis de ajudar: 

– Inscreva-se no Protetores de Animais, nosso programa de voluntariado on-line, e comece a ajudar os animais agora mesmo, sem precisar sair de casa;

Faça uma doação mensal ou pontual. A sua doação é essencial para que continuemos documentando o que acontece com os animais em fazendas e granjas industriais; 

Acompanhe o nosso conteúdo nas redes sociais e compartilhe as nossas publicações.

Saiba mais sobre estas e outras formas de ajudar os animais. Assim você pode incluí-las nas suas metas pessoais. 

Muito obrigada por nos ajudar a lutar por um mundo mais compassivo


Mais populares