Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Vitória: aprovação para o fim do descarte de pintinhos machos na Itália

agosto 4, 2022
Pintinho pulando em ambiente natural
Imagem: Shutterstock

Esta semana a Câmara dos Deputados na Itália estabeleceu a proibição definitiva do sacrifício de pintinhos machos a partir de 2026. Uma votação decisiva para a história das leis de bem-estar animal na Itália.

Entenda o problema

Triturados vivos ou sufocados, os pintinhos machos são imediatamente sacrificados, dentro de 24 horas após o nascimento. Isso acontece sem o uso de técnicas de atordoamento, ou seja, os animais estão conscientes e são capazes de sentir dor e sofrer durante esse processo. A indústria considera os machos inúteis por não botarem ovos. Eles também não são aproveitados pela indústria da carne por não terem um bom desenvolvimento corporal e consequentemente não produzirem grandes quantidades de carne. 

Histórico

Após dois anos de intenso trabalho, a Animal Equality comemora esse progresso. Foram anos de campanha, milhares de assinaturas, muitas negociações e um consolidado trabalho de advocacy junto aos políticos italianos. E claro, os apoiadores da Animal Equality, que são voluntários, doadores e aqueles que sempre assinam e compartilham nosso conteúdo foram fundamentais para essa vitória. 

A notícia chega após uma primeira aprovação, na Câmara dos Deputados, em junho e outra em dezembro de 2021. A proposta foi apresentada pela deputada Francesca Galizia juntamente com a Animal Equality. 

O texto prevê prazos para implementação da tecnologia da sexagem in ovo de acordo com a situação tecnológica das empresas do setor, apoiando simultaneamente a introdução e o desenvolvimento de tecnologias e instrumentos para a sexagem in ovo, está é a técnica capaz de identificar o sexo do pintinho mesmo antes da eclosão, com isso, os ovos de embriões machos são removidos das incubadoras e não chegam a eclodir dos ovos. 

Como resultado, entre 25 e 40 milhões de pintinhos machos deixarão de ser mortos todos os anos na Itália. 

Esta é uma notícia muito importante para os animais na Itália e verdadeiramente histórica. Estamos muito felizes por o Parlamento ter finalmente aprovado esta alteração que regulamenta um dos aspectos mais problemáticos da indústria de ovos. Os animais são seres capazes de sentir dor e sofrer e que já não podem ser considerados simplesmente como resíduos industriais. O sacrifício de pintinhos machos deixará de ser considerado como a norma, e as instituições devem empenhar-se, apoiando e acelerando a implementação progressiva de tecnologias capazes de colocar fim a este cruel sacrifício de milhões de animais.

Alice Trombetta, Diretora Executiva da Animal Equality Itália.

A Animal Equality também está trabalhando para pôr fim a essa cruel prática da trituração de pintinhos vivos, com campanhas ativas na Espanha, Estados Unidos e também aqui no Brasil. 

Nos ajude a chegar em 100 mil assinaturas, assine e compartilhe nossa petição pedindo o fim da trituração de pintinhos machos:

No Brasil também trabalhamos na criação de um projeto de lei que visa proibir o sacrifício dos pintinhos no estado de São Paulo, que é o estado com a maior produção de ovos no Brasil. Para saber mais sobre o projeto de lei, clique aqui

Esperamos que em breve possamos comemorar, assim como nossos colegas italianos!


Últimas notícias
julho 29, 2025

A ação pressionou a Marriott International a cumprir compromisso de banir ovos de galinhas em gaiolas até 2025, foi cobrada transparência sobre os avanços da política assumida Realizamos na última semana uma ação impactante nas ruas de São Paulo, expondo a falta de compromisso da rede de hotéis de luxo…
julho 3, 2025

A Animal Equality realizou uma ação em frente ao restaurante Lés Présidents, em São Paulo, de propriedade do conhecido chef Erick Jacquin, contra a presença de foie gras no cardápio. A ação teve como objetivo informar o público sobre a crueldade envolvida na produção desse alimento. O foie gras, considerado…
julho 28, 2025

Na última quinta-feira, 26 de junho, a Animal Equality lançou oficialmente o relatório que analisa os impactos do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia sobre os animais explorados para consumo humano. O evento foi realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), uma das…