Vitória: aprovação para o fim do descarte de pintinhos machos na Itália
Esta semana a Câmara dos Deputados na Itália estabeleceu a proibição definitiva do sacrifício de pintinhos machos a partir de 2026. Uma votação decisiva para a história das leis de bem-estar animal na Itália.
Entenda o problema
Triturados vivos ou sufocados, os pintinhos machos são imediatamente sacrificados, dentro de 24 horas após o nascimento. Isso acontece sem o uso de técnicas de atordoamento, ou seja, os animais estão conscientes e são capazes de sentir dor e sofrer durante esse processo. A indústria considera os machos inúteis por não botarem ovos. Eles também não são aproveitados pela indústria da carne por não terem um bom desenvolvimento corporal e consequentemente não produzirem grandes quantidades de carne.
Histórico
Após dois anos de intenso trabalho, a Animal Equality comemora esse progresso. Foram anos de campanha, milhares de assinaturas, muitas negociações e um consolidado trabalho de advocacy junto aos políticos italianos. E claro, os apoiadores da Animal Equality, que são voluntários, doadores e aqueles que sempre assinam e compartilham nosso conteúdo foram fundamentais para essa vitória.
A notícia chega após uma primeira aprovação, na Câmara dos Deputados, em junho e outra em dezembro de 2021. A proposta foi apresentada pela deputada Francesca Galizia juntamente com a Animal Equality.
O texto prevê prazos para implementação da tecnologia da sexagem in ovo de acordo com a situação tecnológica das empresas do setor, apoiando simultaneamente a introdução e o desenvolvimento de tecnologias e instrumentos para a sexagem in ovo, está é a técnica capaz de identificar o sexo do pintinho mesmo antes da eclosão, com isso, os ovos de embriões machos são removidos das incubadoras e não chegam a eclodir dos ovos.
Como resultado, entre 25 e 40 milhões de pintinhos machos deixarão de ser mortos todos os anos na Itália.
Esta é uma notícia muito importante para os animais na Itália e verdadeiramente histórica. Estamos muito felizes por o Parlamento ter finalmente aprovado esta alteração que regulamenta um dos aspectos mais problemáticos da indústria de ovos. Os animais são seres capazes de sentir dor e sofrer e que já não podem ser considerados simplesmente como resíduos industriais. O sacrifício de pintinhos machos deixará de ser considerado como a norma, e as instituições devem empenhar-se, apoiando e acelerando a implementação progressiva de tecnologias capazes de colocar fim a este cruel sacrifício de milhões de animais.
Alice Trombetta, Diretora Executiva da Animal Equality Itália.
A Animal Equality também está trabalhando para pôr fim a essa cruel prática da trituração de pintinhos vivos, com campanhas ativas na Espanha, Estados Unidos e também aqui no Brasil.
Nos ajude a chegar em 100 mil assinaturas, assine e compartilhe nossa petição pedindo o fim da trituração de pintinhos machos:
No Brasil também trabalhamos na criação de um projeto de lei que visa proibir o sacrifício dos pintinhos no estado de São Paulo, que é o estado com a maior produção de ovos no Brasil. Para saber mais sobre o projeto de lei, clique aqui.
Esperamos que em breve possamos comemorar, assim como nossos colegas italianos!