VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality organizou audiência na ALESP para discutir os problemas da exportação de animais vivos

junho 30, 2023

O debate reuniu especialistas que discutiram o sofrimento animal, o impacto ambiental e os prejuízos econômicos decorrentes dessa atividade

A Animal Equality, em parceria com o Deputado Estadual Carlos Giannazi, organizou uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) para discutir os prejuízos socioambientais do transporte de animais vivos e os riscos associados à exportação desses animais nos portos brasileiros. Durante o evento, que ocorreu na última terça-feira (27), foram revelados dados alarmantes sobre o impacto negativo dessa prática.

Organizações de proteção animal têm documentado e denunciado amplamente os diversos problemas de bem-estar animal relacionados a essa prática, como longas jornadas de transporte por rodovias e via marítima, falta de cuidados veterinários adequados, alimentação e hidratação insuficiente ou inadequada, confinamento extremo e condições ambientais extremas a bordo dos navios.

Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil

No Estado de São Paulo, entre 2013 e 2022, a exportação de animais vivos contribuiu com menos de 0,001% para o PIB estadual e representou apenas 0,05% do total de exportações paulistas. Além disso, navios que transportam animais vivos têm o dobro de chances de naufragar em comparação com outras embarcações. Essas informações foram compartilhadas por George Sturaro, Gerente de Investigações da Mercy For Animals (MFA), durante a audiência.

Além do deputado Giannazi, George Sturaro e Carla Lettieri, outros especialistas compuseram a mesa de debates: o ex-deputado estadual e autor do PL 31/2018, Feliciano Filho; da Diretora Diretora Técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Nunes; a advogada, ativista e empresária, Leticia Filpi; e a Gerente de Campanhas na Sociedade Vegetariana Brasileira, Michelle Letran.

Durante a sessão, foram abordados também outros temas como o Projeto de Lei 13/2018, que propõe o fim do transporte de animais vivos para exportação, além de outras propostas legislativas em tramitação na ALESP, como a rotulagem obrigatória em produtos de origem animal e as proibições do descarte de bezerros e da trituração de pintinhos.

A Animal Equality, além de seu engajamento junto ao legislativo para a criação de leis que protejam os animais, incentiva ações individuais em prol da maior proteção animal. Reduzir ou eliminar o consumo de carne, leite e ovos são algumas das iniciativas que a organização promove, visando um futuro mais compassivo para os animais.


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…